top of page

O projeto Odra foi idealizado por cinco estudantes de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO - e apresentado como trabalho final na disciplina Cultura e Literatura digital, ministrada pela professora Ana Carolina Coelho.

O projeto tem o objetivo de promover a reflexão acerca do modo como o espaço da web 2.0 pode ser utilizado à favor da produção literária. Para isso, os estudantes criaram um personagem fictício que pudesse circular na internet e nas redes sociais para experimentar suas diferentes formas de utilização e, além disso, provocar a experiência da leitura e da escrita literária de uma forma menos usual.

Tais idealizadores procuram manter-se no anonimato, por meio
 do personagem Odra, para dar a ver o modo de construção coletiva das narrativas diante desse provocador anônimo, a curiosidade e a assiduidade da participação desses usuários nas plataformas criadas, o comportamento desses leitores/usuários diante da 
possibilidade de participação, de criação, de discussão e de compartilhamento. Além de provocar a possibilidade de interação e produção colaborativa, o projeto visa obter como resultado a atenção desses usuários e interessados para a maneira como a internet tem sido utilizada para a disponibilização de textos e como eles têm sido reproduzidos, compartilhados e, inclusive, modificados.

 

 

Alguns dos trabalhos propostos, ainda em fase inicial de desenvolvimento:

* Spoiler literário: Criado na rede social  Twitter, trata-se da tentativa de Odra de recontar uma conhecida narrativa literária de forma minimalista, a partir do número máximo de caracteres disponibilizados na plataforma.
 

* Livreiro digital: Criado numa página de Facebook, o livreiro digital brinca com a ideia de um comércio de livros infinitos. Através de narrativas que nunca se fecham, mas estão sempre disponíveis na estante. Ou seja, obras inacabadas que foram publicadas.

 

* Poemas fotográficos : Criado no Instagram, é a proposição de Odra em substituir as legendas das fotos por poemas.

* Correspondências postadas: Através dos posts disponíveis na plataforma do perfil de seu Facebook, Odra propõe como seria utilizar essa nova ferramenta social, ainda com o modelo tradicional das cartas. 

bottom of page